sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bonzinho ou Bondoso?




Você sabe a diferença entre ser bonzinho e ser bondoso?

O bonzinho é aquele que faz tudo pelo outro esperando ser aceito e amado. O bondoso é aquele que faz as coisas simplesmente por generosidade e não buscando aceitação de ninguém.

O bonzinho está sempre esperando receber de volta por seus gestos "nobres", o bondoso faz porque quer e não espera recompensas. 

O bonzinho tem aquela carinha de gente boa, mas na verdade é um grande manipulador, fica contando seus feitos, mostrando o quanto é bom, não sabe dizer não, para não perder o amor do outro. O bondoso não fica contando vantagem, nem sempre diz sim, sabe dizer não, pois não fere os próprios princípios, mas o faz com respeito ao outro.

O bonzinho quando não se sente querido mesmo depois de "tudo que ele fez pelo outro" se sente ultrajado, abusado e desrespeitado. O bondoso não fica medindo seus esforços, faz por prazer e se o outro não considera, não fica se remoendo, sabe que cada pessoa está em um nível de percepção do mundo.

O bonzinho fica chateado, finge que está tudo bem e fica contabilizando os feitos do outro, muitas vezes esperando dar o troco de forma sutil, porque ele não bate de frente, afinal quer ser aceito por todos. O bondoso sempre avalia a situação. Se ele achar besteira, deixa pra lá, caso contrário, ele não tem "sangue de barata" e diz ou demonstra claramente do que não gostou.

O bonzinho quer se amado por todos e faz tudo pra isso, mesmo com aquelas pessoas que lhe tratam mal. O bondoso é ele mesmo e sabe que não vai ser amado por todos. Ele escolhe estar com pessoas que lhe fazem bem e quando surge alguém que não merece seu respeito ele simplesmente sai de cena, não trata mal, não discute, muito pelo contrário, deseja o bem.

O bonzinho é mentiroso, mente para ser valorizado, pois não tem a noção de si mesmo. O bondoso é autêntico, assertivo, ou seja, fala o que ele pensa sem agredir ou conflituar com o outro.

O bonzinho anula sua personalidade para agradar todo mundo. O bondoso tem opinião própria, sabe quem ele é, se ama, se quer bem e por isso mesmo é querido.

O bonzinho é sempre vítima, o bondoso é o ator principal da sua própria vida.

O bonzinho é imaturo, o bondoso é maduro.

O amor do bonzinho é condicional, o do bondoso é incondicional.

A sociedade tem por costume rotular pessoas de boazinhas ao invés de bondosas: "Se você for bonzinho Papai Noel vai te dar presentes." E crescemos acreditando que quando somos bonzinhos conseguimos as coisas. E depois, quando mais velhos, costumam dizer que o bonzinho sempre se dá mal: "O seu problema é que você é bonzinho demais com as mulheres (ou boazinha demais com os homens)." Não sabem diferenciar o bonzinho do bondoso. 

Quando somos bondosos somos muito melhores para nós mesmos e para os outros, temos relações reais, de amor verdadeiro. O bondoso é carinhoso, atencioso, ama de verdade, se dedica por prazer, se respeita, não anula sua personalidade, ou faz coisas só pra manter o outro.

Se você reparar todos nós temos ambas as nuances em nossa vida, ora sendo bonzinho, ora sendo bondoso. Alguns pendem mais para um lado do que para o outro. 

Para passar a ser bondoso, comece a prestar atenção em seus pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes. Elas revelam o que você está sendo naquele momento. Você está fazendo isso porque você quer, é importante para você, por amar de verdade o outro, ou só está fazendo para controlar, manipular, ser amado e ser aceito?

Preste atenção no esforço e no trabalho que dá ser bonzinho, porque ele é um "personagem" que você mesmo criou. Ser bondoso é muito mais fácil, pois você é autêntico, é você mesmo!



LUZ!
Adriana


Como a pessoa que escreve este artigo, eu, Adriana Nascimento Fagundes, reivindico os direitos autorais universais. A publicação em sites é permitida e apenas para usos não comerciais, contanto que a informação não seja alterada, suprimida ou acrescentada, e os créditos da autoria, o meu e-mail e o endereço do blog sejam incluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário