quinta-feira, 7 de março de 2013

A Palavra-Chave: Ação




A palavra-chave em Coaching é AÇÃO.

Costumo dizer que o papel do coach é importante, porém o comprometimento do coachee (cliente) é fundamental para o atingimento dos resultados que ele mesmo deseja. A participação do coach é de 30% a do coachee é de 70%.

Uma vez que o cliente sabe onde está, onde quer chegar e como fazer para chegar lá é imprescindível que ele entre em ação.

Muitas vezes sabemos o que queremos, o que devemos fazer mas não conseguimos colocar em prática o que precisa ser feito. Isso ocorre de uma necessidade que todo ser humano tem de garantias. Será que vai dar certo? E se eu fracassar? E se der certo, no que vou me comprometer?

Pode ser que hajam medos inconscientes que podem paralizá-lo e que o impede de se mover. Por não querer passar por situações e obstáculos que possam ocorrer no trajeto do alcance de suas metas ele gostaria de pular etapas e já garantir o resultado.

Pessoas tímidas tem muitos medos que são grandes impedimentos: medo de falar ao telefone, de pedir ajuda, de ser rejeitado, de ser traído, de ser envergonhado.

Algumas vezes a pessoa pode não querer assumir certas responsabilidades por não querer se dar ao trabalho de colocar a mão na massa.

Todas estas situações podem ser inconscientes, ou seja, a pessoa nem tem noção de onde vem o seu bloqueio ou inércia.

Algumas pessoas precisam ser estimuladas para que possam agir, preferem ser guiadas. Outras só precisam decidir o que querem e uma vez que descobrem rapidamente se colocam em ação.

O primeiro passo é o mais difícil, porém é o mais incrivelmente libertador, pois assim que é realizado a sensação de liberdade, de leveza traz uma grande satisfação e alegria.

É justamente aí que o cliente de coaching tem um grande parceiro:  o coach.


LUZ!
Adriana


Como a pessoa que escreve este artigo, eu, Adriana Nascimento Fagundes, reivindico os direitos autorais universais. A publicação em sites é permitida e apenas para usos não comerciais, contanto que a informação não seja alterada, suprimida ou acrescentada, e os créditos da autoria, o meu e-mail e o endereço do blog sejam incluídos.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Quando o discípulo está pronto...





Esta semana me caiu a ficha do real sentido da frase "Quando o discípulo está pronto o mestre aparece." Já li muitas vezes esta frase e sempre entendi que quando eu (discípulo) estiver pronta pra viver uma situação UM "mestre" (alguém) apareceria na minha frente para me ajudar naquilo que precisava.

Não sei se você que está lendo também faz esta mesma interpretação ou já tenha entendido o real significado da citação. Mas a descoberta foi fantástica.

Antes de trabalhar com coaching já tinha lido que o terapeuta ou aconselhador sempre atrai para si pacientes que de alguma forma vivem situações semelhantes com as quais eles mesmos já vivenciaram em suas próprias vidas. Quando tirei a minha certificação de coaching me lembro da professora dizendo que iríamos atrair clientes que terão "problemas" parecidos com os nossos.

Agora que trabalho como coach realmente acontece isso. Eu consigo entender perfeitamente o que a pessoa está passando e por isso posso ajuda-la não só com as ferramentas e técnicas do coaching mas também com a minha própria experiência de vida.

Daí que a ficha caiu!

Quando eu venço a mim mesma, minhas limitações, bloqueios e medos, eu estou pronta para ajudar a quem passa também por isso. Quando eu estou pronta eu posso ensinar, professar, colaborar, facilitar a vida de quem passa pelo mesmo.

Logo, quando eu estou pronta o mestre EM MIM aparece!

Eu viro "mestre" daqueles assuntos porque vivenciei, passei por eles, senti na própria pele e agi de várias formas para transcender e sair do outro lado. E agora posso ajudar a quem precisa.

O Mestre mora em você!

E essa situação acontece com todas as pessoas! Todos podem ser mestres de suas próprias vivências.

Profissionalmente é mais fácil de vizualizar. Quando você ganha experiência em uma profissão você passa a ensinar/professar, mostrar pelo o que você passou para facilitar o crescimento profissional do outro.

Por isso você pode ofertar seus dons e talentos para a evolução das pessoas, não só profissionalmente, mas também em trabalhos voluntários ou até mesmo com sua família e amigos.

Pense nisso...o que você pode fazer que já tenha adquirido certa propriedade e que agora você possa doar ao próximo?

Essa é a beleza desta vida sincrônica, magnífica, inteligente, misteriosa e perfeita que temos!


LUZ!
Adriana


Como a pessoa que escreve este artigo, eu, Adriana Nascimento Fagundes, reivindico os direitos autorais universais. A publicação em sites é permitida e apenas para usos não comerciais, contanto que a informação não seja alterada, suprimida ou acrescentada, e os créditos da autoria, o meu e-mail e o endereço do blog sejam incluídos.

O que é Coaching?





Para facilitar o entendimento primeiro vou definir algumas terminologias do Coaching que são utilizadas na língua inglesa:

Coach é o profissional que trabalha com Coaching.

Coachee é o cliente de Coaching.

O termo coaching vem dos esportes onde coach significa técnico e se tornou uma nova profissão, que inicialmente ajudava executivos a melhorar a sua performance para alavancar os números da empresa.

Esta profissão já está estabelecida há mais de 30 anos na Europa e há cerca de 15 anos nos Estados Unidos. Muitos executivos consagrados, atores famosos e profissionais de sucesso têm um coach para ajudá-los a melhorar o desempenho em sua profissão. No Brasil ainda é pouco conhecida, porém vem ganhando seu espaço em diversas áreas.

Mas o Coaching não atua somente na área profissional ele pode perfeitamente ajudá-lo a resolver um problema pessoal.

Antes de abordar o que é o Coaching vou começar explicando o que não é coaching pois é uma profissão claramente distinta de outras.

O que Coaching NÃO é:

Terapia: o coach não vai analisar o passado do coachee e tentar rever fatos da sua gestação, infância ou adolescência. É claro que algumas situações poderão surgir, mas não serão aprofundadas, pois a ênfase do coaching está no presente e no que se pode fazer daqui em diante.

Aconselhamento: o coach não diz o que o cliente deve fazer. Ele faz perguntas porque sabe que as respostas que mais se adéquam a ele está dentro dele mesmo. O que é bom ou não para o cliente só o próprio pode saber.

Consultoria: o coach não faz levantamento, análise e diagnóstico de uma situação ou do coachee e vende uma proposta pronta para ele realizar.

Menthoring: o coach não é um profissional com maior vivência do que seu cliente em determinada carreira para que, baseado em sua experiência pregressa, possa orientá-lo em como fazer melhor.

Treinamento: o coach não vai treinar o coachee para que ele adquira um novo conhecimento ou habilidade.

Então, afinal, o que é Coaching?

Responda as seguintes perguntas:

Quais são suas perspectivas e sonhos?

O que a seu ver é importante?

Você tem tudo o que merece?

O que é impossível pra você?

Coaching é uma metodologia que se utiliza de ferramentas e técnicas que ajudam um indivíduo ou grupo a atingir resultados.

Coaching ajuda o coachee a melhorar sua performance para atingir um objetivo.

Coaching ajuda a pessoa a ter mais consciência sobre si mesmo sabendo o que gosta ou não, o que quer ou não, para que ela possa descobrir para onde quer ir, o que quer fazer obtendo maior satisfação em sua vida.

Coaching faz as perguntas que irão fazer com o que o próprio cliente busque as respostas dentro de si, pois sabe que cada pessoa é única e tem quereres e necessidades pessoais.

Coaching ajuda o cliente a concretizar sonhos mais importantes e transformar-se na pessoa que ela sempre desejou.

O coach entende juntamente com o cliente onde ele está no momento atual, onde ele quer chegar, e o que ele precisa para chegar lá.

O coach é parceiro do coachee e dá aquele “empurrãozinho” que ele precisa para entrar em ação.

O coach é um facilitador que ajuda a pessoa a ampliar sua concepção de mundo fazendo que entenda melhor sua personalidade, potencialize seus pontos fortes e trabalhe pontos que ele precisa melhorar.

O coach acredita que todas as pessoas têm capacidade e potencial para se desenvolver exatamente da forma como a pessoa É. TODOS podem se realizar e ser feliz.

Coaching é um processo dinâmico, prático e que tem começo, meio e fim.

Se você quer:

Romper alguns limites pessoais

Ampliar suas realizações profissionais e pessoais

Mudar de carreira

Conquistar uma qualidade de vida melhor

O Coaching poderá ser a força que está precisando.


LUZ!
Adriana


Como a pessoa que escreve este artigo, eu, Adriana Nascimento Fagundes, reivindico os direitos autorais universais. A publicação em sites é permitida e apenas para usos não comerciais, contanto que a informação não seja alterada, suprimida ou acrescentada, e os créditos da autoria, o meu e-mail e o endereço do blog sejam incluídos.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Confiar em si mesmo



Muitas pessoas têm dificuldade de confiar em si mesmas e com isso deixam de realizar seus sonhos, os desejos de sua alma.

Essa dificuldade pode vir de uma autoestima que foi minada durante a fase de formação de personalidade, na infância o período que vai do 0 até por volta de 7 anos de idade. Muitas vezes os pais, professores e/ou adultos que conviveram com a criança neste período além de não terem elogiado as boas atitudes ainda reforçaram o mau comportamento através de broncas, castigos e punições. Algumas vezes a criança não fez nada, mas alguém por desamor ou por não estar bem consigo mesmo, desconta toda a sua raiva com atitudes e palavras fazendo-a acreditar que ela não é uma pessoa boa e sim uma pessoa má.

Desta forma a criança não sabe o que faz de bom, somente o que faz de feio, ruim e errado, criando uma sensação de culpa por achar que não é boa o bastante, ser uma pessoa ruim e não merecedora de amor, atenção e respeito.

Assim ela poderá se tornar um adulto tímido, revoltado, bonzinho, agressivo e/ou fechado (e que muitas vezes pode ser interpretado como antipático e metido). Certamente todos são inseguros em algum nível.

Todo tímido acha que vai ser ridicularizado, difamado, e agredido, daí ele criar uma defesa para não chamar a atenção. Já o revoltado/agressivo tem o sentimento inconsciente de não se sentir respeitado e o fechado criou uma carapaça de proteção para que não vejam o quanto ele é “ruim” (porque no fundo ele se sente assim). O bonzinho é aquele que não se indispõe com ninguém, não sabe dizer não e que é visto como uma pessoa que é sempre boa com todos, topa sempre tudo de todos. Na verdade ele se comporta assim porque quer ser aceito, mas por trás se sente ultrajado, abusado e desrespeitado.

Na verdade todos reagem nas respectivas formas porque inconscientemente não se sentem amados, e portanto, sentem medo. Faltou o amor primordial. Sua autoestima foi minada em algum grau que é difícil sentir amor por si mesmos e ficam tentando de alguma forma sobreviver...pois a falta de amor é o medo da morte. Todo medo é medo da morte. A morte do SER. Se não sou querido não existo para o outro.

Se pararmos para pensar de alguma forma, em algum nível, todos nós somos assim.

Chego à conclusão que o grande problema da humanidade é a falta de afeto e que portanto viemos a esse mundo para aprender a amar a nós mesmos em primeiro lugar para que ao “saber” o que é esse amor, podermos doá-lo ao próximo.

A família é muito importante neste contexto, é essencial. Mas quando não podemos encontrar nela a nossa base, podemos sim, sempre aprender a amar de outras formas. Esse amor você encontra olhando para dentro de você mesmo, se reconhecendo com verdade, honestamente e assim podendo trazer luz às suas sombras. Difícil fazer isso sozinho, você deve pedir ajuda. Encontre profissionais que possam realmente te ajudar a sair deste lugar incomodo na sua vida. Existem diversas técnicas, experimente-as!

Uma outra forma que se complementa ao autoconhecimento é cuidar da parte espiritual. Para que você possa sair de um estado e "virar a chave" para outro, você precisa transmutar, transcender e isto é feito através de uma busca espiritual. Acreditando que existe algo muito maior dentro de você que é capaz de te ajudar e fazer você dar grandes saltos quânticos que beneficia toda a sua vida e consequentemente a vida de todos ao seu redor e assim a vida daqueles que são tocados por estes, atingindo toda a humanidade.

Como resultado dessa dedicação você começa a se reconstruir, a resignificar, a trazer seu poder pessoal de volta (que todos nós temos!) e a confiar em si mesmo, sem esperar que este amor venha de fora, do pai, da mãe, do amigo, do cônjuge, do chefe, etc. Ao contrário, você começa a ofertar este amor.


LUZ!
Adriana


Como a pessoa que escreve este artigo, eu, Adriana Nascimento Fagundes, reivindico os direitos autorais universais. A publicação em sites é permitida e apenas para usos não comerciais, contanto que a informação não seja alterada, suprimida ou acrescentada, e os créditos da autoria, o meu e-mail e o endereço do blog sejam incluídos.