quinta-feira, 7 de março de 2013

A Palavra-Chave: Ação




A palavra-chave em Coaching é AÇÃO.

Costumo dizer que o papel do coach é importante, porém o comprometimento do coachee (cliente) é fundamental para o atingimento dos resultados que ele mesmo deseja. A participação do coach é de 30% a do coachee é de 70%.

Uma vez que o cliente sabe onde está, onde quer chegar e como fazer para chegar lá é imprescindível que ele entre em ação.

Muitas vezes sabemos o que queremos, o que devemos fazer mas não conseguimos colocar em prática o que precisa ser feito. Isso ocorre de uma necessidade que todo ser humano tem de garantias. Será que vai dar certo? E se eu fracassar? E se der certo, no que vou me comprometer?

Pode ser que hajam medos inconscientes que podem paralizá-lo e que o impede de se mover. Por não querer passar por situações e obstáculos que possam ocorrer no trajeto do alcance de suas metas ele gostaria de pular etapas e já garantir o resultado.

Pessoas tímidas tem muitos medos que são grandes impedimentos: medo de falar ao telefone, de pedir ajuda, de ser rejeitado, de ser traído, de ser envergonhado.

Algumas vezes a pessoa pode não querer assumir certas responsabilidades por não querer se dar ao trabalho de colocar a mão na massa.

Todas estas situações podem ser inconscientes, ou seja, a pessoa nem tem noção de onde vem o seu bloqueio ou inércia.

Algumas pessoas precisam ser estimuladas para que possam agir, preferem ser guiadas. Outras só precisam decidir o que querem e uma vez que descobrem rapidamente se colocam em ação.

O primeiro passo é o mais difícil, porém é o mais incrivelmente libertador, pois assim que é realizado a sensação de liberdade, de leveza traz uma grande satisfação e alegria.

É justamente aí que o cliente de coaching tem um grande parceiro:  o coach.


LUZ!
Adriana


Como a pessoa que escreve este artigo, eu, Adriana Nascimento Fagundes, reivindico os direitos autorais universais. A publicação em sites é permitida e apenas para usos não comerciais, contanto que a informação não seja alterada, suprimida ou acrescentada, e os créditos da autoria, o meu e-mail e o endereço do blog sejam incluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário