quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sucesso



Muitas pessoas correm atrás do sucesso sem saber realmente o que ele significa. Confundem sucesso com fama, dinheiro, posição social ou posição hierárquica. Se uma pessoa tem todas ou algumas dessas conquistas então ela tem sucesso. Será?

Quantas pessoas vemos por aí que tem fama e não tem sucesso? Que tem dinheiro e não está feliz? Que ocupa uma posição de destaque e não está realizado com o trabalho que exerce?


Acredito que sucesso é uma coisa muito mais profunda do que isso. Sucesso é fazer aquilo que se ama e ainda ser remunerado por isso.

O sucesso só é real se aquilo que você faz diariamente como trabalho te traz significado. E se for uma grande diversão. Sabe quando você adora fazer algo que você perde até a noção do tempo? E é provavelmente aí que está seu talento também.


Muitas vezes podemos fazer o que gostamos e ganhar dinheiro com isso, mas se segunda-feira for considerado o pior dia da semana, não fazemos o que amamos, mas sim algo que gostamos. Quando você faz o que ama, algumas situações do dia a dia podem até te aborrecer, mas não te tiram o tesão. Se ir pro trabalho está desanimador tome consciência do que que está acontecendo dentro e ao redor de você.


Aquilo que te dá prazer faz a segunda-feira ser um dia ansiosamente esperado. Mesmo nos fins de semana você trabalha sem perceber, porque você está tão envolvido com o que ama que a coisa fica intrínseca a você!


Pesquisas realizadas com executivos e profissionais mostram um alto índice de insatisfação no trabalho. Por quê?


Temos por natureza buscar algo que nos faça importante, que nos dê prestígio e grana. Fomos educados desde nossa tenra idade a seguir a carreira do pai, ou a carreira de destaque, mas não fomos direcionados para aquilo que temos talento.


Sempre mostramos nossos talentos desde pequenos, mas nem sempre o talento é visível. Se você canta desde criança, muito bem, conseguimos enxergar com clareza este talento. Mas e se a criança tem por costume tirar nota 10 em português e em matemática tira 4? Onde que a escola e os pais costumam focar, no português ou na matemática? Com certeza o talento da criança passa por aí e só aí já existe uma vasta lista de carreiras possíveis: escritor, jornalista, filósofo, advogado, professor, historiador, etc. Claro que ter uma média boa em matemática é importante, mas precisamos prestar atenção aonde a criança se destaca para que possa ser direcionada para a sua vocação. O problema é que costuma-se cobrar a matéria em que a nota foi baixa e não elogiar a nota alta. E se elogiassem o que aconteceria? Faria naturalmente a criança se dedicar a melhorar em matemática para também receber o elogio.


Mas é claro que não temos só um único talento, acima só citei um situação que acontece para exemplificar. Temos outros que somados nos indicam nossa vocação.


Talento é uma coisa que você faz com prazer, é inato em você. Você já fazia bem quando criança, já se destacava. Algo que você faz sem medo de errar, simplesmente flui naturalmente de você.


Você já nasceu com um potencial dentro de você. Você só precisa descobri-lo para fazer o seu sucesso.



LUZ!
Adriana


Como a pessoa que escreve este artigo, eu, Adriana Nascimento Fagundes, reivindico os direitos autorais universais. A publicação em sites é permitida e apenas para usos não comerciais, contanto que a informação não seja alterada, suprimida ou acrescentada, e os créditos da autoria, o meu e-mail e o endereço do blog sejam incluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário